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Como conseguir o primeiro milhão

Publicado em 15 de May de 2015 por Redação |COMENTE

A busca por um faturamento milionário é a meta de grande parte dos empreendedores. Veja como conseguir o primeiro milhão



TEXTO: Marcelo Casagrande | FOTO: Shutterstock | Adaptação web: David Pereira

Confira as dicas para conseguir o primeiro milhão | FOTO: Shutterstock

Os dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação mostram que até dezembro de 2014 o País contabilizava 17,3 milhões de empresas ativas. Mais da metade formada por empresários individuais. O problema é que, segundo o último levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 48% das empresas fecham antes do terceiro ano. Por isso, a meta de muitos empreendedores é fugir desse índice e conseguir um lugar ao sol. 

Como conseguir o primeiro milhão 

Pode parecer óbvio, mas o caminho até o sucesso não é nada fácil. Pelo contrário, é cheio de obstáculos e percalços. Mas não tenha medo. Encare o desafio de frente e siga adiante. No entanto, planeje-se, é o que orienta o diretor comercial da Qualitin, Américo Predebon. “O primeiro passo é um planejamento desdobrado e muito bem feito, com profundo detalhamento de indicadores e metas. É necessário também um acompanhamento mensal das metas e que os planos sejam consistentes”, destaca. 

É preciso buscar o primeiro milhão de faturamento, depois o segundo, o quarto e assim ir dobrando com o tempo. Receita mágica? Não existe! É fundamental saber controlar as despesas do negócio. “É necessário que todos na empresa estejam alinhados a essa meta. Sem isso, a busca pela eficiência não obtém êxito”, reforça Predebon. Outro ponto importante é a assertividade na definição das metas de vendas. Não se deve colocar objetivos inatingíveis. Eles têm de ser executáveis para serem, de fato, atingidos. O executivo da Qualitin diz que as metas devem ser exequíveis e conquistadas.

Para o CEO da B2L Investimentos, Rodrigo Bertozzi, no passado a função da empresa era gerar lucro. “Hoje, com tanta competitividade, a obrigação é saber vender. Todo o resto é decorrente, inclusive a lucratividade”, opina Bertozzi, que enumera os três principais pilares da busca pelo primeiro milhão de faturamento: “Vendas, posicionamento e serviços ao cliente”.


Revista Gestão & Negócios Edição Número 75.


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