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Como manter um negócio sazonal sempre em funcionamento

Publicado em 07 de Jul de 2017 por Giovanna Henriques |COMENTE

Listamos várias estratégias para fazer com que seu negócio gere lucro o ano inteiro



Texto Aline Feltrin | Adaptação Giovanna Henriques | Foto Shutterstock

negócio sazonal

1. PLANEJE SEMPRE - Quem prevê gastos sabe quanto os custos precisam ser reduzidos. Isso é importante para suportar períodos de baixa demanda com uma saúde financeira mais fortalecida.

2. INVISTA NO MIX - Sua empresa é capaz de oferecer um produto diferenciado? Pense nisso. Se for especializada em produtos de verão, pode servir uma sopa no inverno, por exemplo. Se vende mais no inverno, em dias quentes pode oferecer drinques gelados.

3. OLHE PARA O PASSADO - Vale a pena anotar as ações realizadas na sazonalidade, como a média de vendas que a empresa costuma ter ao longo do ano e os produtos que têm mais saída.

4. NOVOS CANAIS DE VENDA - Se as vendas somente são realizadas em loja física talvez valeria a pena partir para a comercialização on-line. Criar páginas em redes sociais também é uma forma de ampliar as vendas.

5. RELACIONAMENTO - Já pensou em se aproximar mais dos seus clientes mesmo em período de vendas aquecidas? Essa estratégia é uma das mais acertadas. Crie um canal de comunicação via rede social, mala direta ou por meio de uma newsletter com novidades. Mas o trabalho precisa ser constante e sem interrupções.

6. VANTAGENS PARA CLIENTES - Que tal oferecer vantagens aos clientes que trouxerem novos clientes? Essa dica é antiga, mas eficiente. Não se adapta a todos os tipos de negócio, mas vale a pena bolar algumas promoções neste sentido.

7. FIDELIZE SEMPRE - Cartões fidelidade vieram para ficar e podem ser utilizados em qualquer tipo de negócio; eles ajudam a aumentar as vendas em qualquer época do ano. Como o consumidor adora receber algo de graça, isso é um motivo para que volte sempre.

8. EXTRA - A velha máxima leve dois e pague um foi, é e sempre será eficiente. Dê asas à imaginação e abuse dessa tática, principalmente em épocas de baixa demanda.

9. EVENTOS - Organizar eventos em datas comemorativas é uma maneira de atrair clientes, como no aniversário da cidade, por exemplo. Isso faz também com que o seu negócio se torne parte da comunidade.

10. 365 DIAS - Não quer que o cliente o esqueça em épocas de baixa demanda? Então, mantenha-se em contato o ano inteiro. Promoções on-line ou por smarthphone permitem interatividade que aprofundam laços.

11. NICHOS - Focar-se em um nicho de mercado importante para os clientes é uma boa saída. Quem trabalha com alimentação, por exemplo, pode criar produtos para vegetarianos ou sem glúten para focar naqueles que fazem dieta, ou sem lactose para quem tem intolerância. É uma maneira de o seu negócio se tornar essencial para alguns clientes, o que garante movimento o ano inteiro.

Revista Gestão & Negócios Ed. 100


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